terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Quem são os cavalheiros do zodiaco da segurança da informação na sua empresa

Antes de você começar discutir a segurança da informação na sua empresa, faz-se necessário entender quem são os Cavaleiros do Zodíaco da sua companhia. Deve contextualizar em que local a segurança da informação se situa no organograma, o que permitirá entender melhor onde as atividades relacionadas a ela se localizam, incluindo os papéis e responsabilidades.
Como tudo começou
O “Cavaleiros do Zodíaco” é uma série japonesa (anime e mangá) de grande sucesso no mundo na década de 1990. A série exibida na TV conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.
A primeira fase da série apresentou a Guerra Galáctica, torneio que premiará o vencedor com a Sagrada Armadura de Ouro de Sagitário. Porém, nem todos os seus competidores se apresentaram.
O mesmo fato ocorreu no Brasil e no mundo com a segurança da informação na década de 1990. As organizações começaram a discutir sobre segurança da informação, mas nem todos os departamentos se apresentaram para ver quem ficaria com a “Sagrada Armadura de Ouro de Sagitário”. E foi neste momento que o departamento de Tecnologia da Informação (TI) conquistou a “Armadura de Bronze de Pégasus”, ou melhor, ficou responsável pela segurança da informação. Mas será que essa “armadura”, em poder da equipe de TI, conseguiria ajudar a proteger a organização?
Qual é o signo da segurança da informação?
O poder da segurança da informação se origina dos objetivos estratégicos da organização, incluindo uma lista de requisitos de contratuais, regulatórios ou legais. É óbvio que este poder não surge do departamento de TI.
Mas antes de continuarmos, o que são signos?
Segundo o dicionário, signos são “cada uma das doze partes em que se divide o zodíaco e cada uma das constelações respectivas” ou “a presumida influência de uma dessas partes sobre a vida das pessoas, e, por extensão, de outras influências: nasceu sob o signo da fortuna, da beleza etc.”.
Algumas pessoas acreditam que os signos possam influenciar o modo de pensar e agir das pessoas. O mesmo fato ocorre nas organizações. Cada departamento pode interferir na maneira de pensar e agir dos gestores de outras áreas.
Departamento Jurídico
Este setor é responsável por identificar que leis relativas ao tratamento do risco ou à segurança da informação se aplicam à companhia. Também é responsável pelos temas relacionados à propriedade intelectual, direito autoral, termo de sigilo, de confidencialidade, acesso remoto ao ambiente computacional, contratos com terceiros etc.
O departamento jurídico é quem deve ser responsável por identificar quais são os requisitos de armazenamento (incluindo os períodos de retenção) para a guarda dos dados da sua organização. A distribuição geográfica da empresa também irá influenciar diversos fatores porque para cada região existe um tipo de legislação.
Marketing e/ou Publicidade
São áreas chaves para o desenvolvimento das campanhas de conscientização. Mas a realidade não é bem essa.
A todo o momento observo o departamento de TI tentando desenvolver campanhas de educação dos colaboradores sobre o tema segurança da informação. Só que as áreas especializadas no planejamento, propaganda, comunicação com o público interno e externo, entre outras, não são envolvidas – ou não querem ser – nesse tipo de trabalho.
O pessoal de TI entende de tecnologia, e não de endomarketing. Então por que a empresa insiste em atribuir esse papel à área de TI, fazendo com que esses profissionais parem de trabalhar no que são bons – trabalhar com tecnologia – para tentar fazer uma campanha de publicidade sobre segurança da informação?
Recursos Humanos (RH)
É o departamento responsável pela integração de novos colaboradores. Também é responsável pela organização das turmas que irão participar das campanhas de conscientização e pela criação da norma sobre Medidas Disciplinares, entre outras.
Veja só que interessantes esses dois cenários:
Quando o gestor de RH procurou algum especialista em segurança da informação para perguntar sobre quais são os requisitos de segurança da informação antes, durante e depois da contratação de um colaborador?
Fora que o departamento de TI precisa quase que implorar para que o RH informe quando um colaborador está de férias ou foi desligado da empresa. Não podemos esquecer aquela situação em que o funcionário é transferido para outro setor e ninguém avisa a área de TI. Dessa forma, o colaborador continua a acessar informações da área antiga.
Auditoria interna ou externa
Esse departamento transformou-se em alvo de diversas piadas na maioria das empresas. Para entender melhor a situação, vou fazer uma analogia com um fato real que aconteceu comigo recentemente.
O meu filho de oito anos queria um sorvete. Entreguei R$ 2,00 e ele foi até o quiosque de sorvete do shopping. Após ele escolher o sabor e entregar o dinheiro para a atendente, ela simplesmente perguntou: “Você quer CPF na sua nota fiscal?”. Na hora o meu filho começou a rir porque ele não tem CPF.
Muitos auditores estão fazendo a mesma coisa, mas com assuntos relacionados à segurança da informação. Por exemplo, questionam sobre segurança no processo de e-commerce para empresas que não possuem comércio eletrônico.
A maioria dos auditores desconhece a diferença entre uma política de segurança da informação e uma norma ou procedimento. Acreditam que um documento recheado de termos técnicos – que nem mesmo os auditores sabem o significado – é uma política de segurança. Colocam o código de prática da segurança da informação (NBR ISO/IEC 27002) debaixo do braço e saem para caçar evidências. Coitado do departamento de TI que sofre a pressão toda, incluindo assuntos não-TI.
De quem é a responsabilidade?
É muito importante observarmos que a culpa não é dos profissionais que atuam na auditoria interna ou externa. A responsabilidade de tudo isso é de quem contratou esse profissional. Estou comentando isso porque você não pode criticar uma pessoa que não recebeu treinamento ou não sabe o que está fazendo. O departamento de recursos humanos, em conjunto com as áreas de apoio que desenvolvem atividades de segurança da informação, deve reavaliar o perfil de quem atua como auditor em temas relacionados à segurança da informação.
A auditoria é um departamento de apoio que ajuda no monitoramento dos controles internos. Ou seja, pode identificar desvios nas normas internas e reportar isso para que seja feita a melhoria continua do processo.
Tecnologia da Informação (TI)
As atividades do dia-a-dia de um departamento de TI podem ser similares às atividades dos profissionais responsáveis pela coordenação da segurança da informação em alguns momentos. Vai ver que é por isso que ganharam a “Armadura de Bronze de Pégasus”. Por exemplo, as duas áreas tratam de resposta a incidentes, gerenciamento de mudanças, contingência, gerenciamento das operações e comunicações no ambiente computacional etc.
Na prática, o departamento de TI é responsável pela operação dos firewalls, antivírus, anti-spam, sistema de detecção de intrusos, criptografia, gerenciamento de identidades (usuários/senhas/permissão de acesso), dispositivos móveis (notebook, celular, pen drive, CD-Rom etc), controle de conteúdo, aplicação de correções de segurança, gestão de vulnerabilidades técnicas, teste de invasão etc. Por isso o departamento de TI não ganhará a “Sagrada Armadura de Ouro de Sagitário”. Esse departamento deve ficar apenas com assuntos relacionados à Tecnologia da Informação. Segurança da Informação oferece suporte para Pessoas, Processos, Tecnologia e Estratégias. TI é TI, não dá para inventar mais coisas.
Respectivas competências
As organizações insistem em fazer com que os departamentos de TI deixem de fazer o que são bons para fazer algo que não são de competência deles. Vejo quase que semanalmente a alta direção “empurrando” o tema Plano de Continuidade de Negócios para a equipe de TI. Nesse momento, a turma da tecnologia, pressionada pela alta direção e pelos auditores, começa a ligar para os amigos perguntando se alguém tem um Plano de Continuidade de Negócios para “emprestar”. Dai o amigo fala: “Se você conseguir esse plano com alguém, envie para o meu e-mail porque também estou precisando”.
Outro tema que aterroriza os departamentos de Tecnologia da Informação é a “Classificação da Informação”.
Primeiro, o departamento de TI não é responsável por classificar informações. Quem classifica a informação é o dono da informação. TI é o custodiante da informação, ou seja, só guarda as informações. Não precisa nem ter acesso ao conteúdo da informação.
Segundo, o departamento de TI não é responsável por criar uma norma sobre classificação da informação. A área de TI administra tecnologia, não é uma área para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da empresa. TI não é a polícia da empresa e nem escreve “as leis” (diretrizes).
Terceiro, é muito comum encontrarmos o departamento de TI respondendo para o diretor financeiro. O diretor financeiro entende do demonstrativo de resultados, orçamento, financiamentos, redução de custos etc.
Segurança patrimonial
A NBR ISO/IEC 27002 está recheada de boas práticas de segurança da informação para os profissionais que atuam com a segurança patrimonial ou física. Mas esse departamento desconhece a existência de um documento rico em informações sobre segurança da informação para a segurança física. Por exemplo, como a segurança patrimonial protegerá contra acesso indevido as imagens gravadas no circuito fechado de TV?
Participei de um projeto de gestão de risco em 2004. Durante a minha visita ao departamento de segurança patrimonial percebi que o alarme disparava a todo o momento e ninguém verificava o que ocorria. Os seguranças não estavam preocupados em saber se alguém havia pulado o muro da empresa. O fato ocorria porque no muro existia um sistema contra invasões baseado em tecnologia de infravermelho. Porém, quando um caminhão passava pela rua, o muro tremia e o infravermelho saia da posição, disparando o alarme. Por isso que ninguém verificava o ocorrido. Tratava-se de um caminhão passando na rua. Mas e quando for o bandido pulando o muro?
O pessoal da segurança patrimonial também é responsável pelo registro de visitantes, gerenciamento dos crachás etc. Eu nunca fui questionado sobre a possibilidade de alguém clonar o crachá de algum funcionário ou acessar indevidamente os registros dos visitantes. Será que vale a pena incluir essa turma nas discussões sobre segurança da informação? Claro que sim!
Segurança da Informação
Na maioria das organizações não existe um departamento responsável pela coordenação da segurança da informação. Sendo assim, essas companhias não conseguem responder às seguintes questões:
* Que controles adicionais de segurança da informação convém contemplar para fornecer vantagem competitiva à organização?
* Quais são os requisitos míninos de segurança da informação definidos pelo mercado?
* Por quanto tempo a organização pode aceitar interrupções para cada processo crítico do negócio?
* Quais são as exigências para a gestão da segurança da informação, definidas pela direção e quais são as obrigações impostas externamente à organização?
* Como podemos classificar nossas informações?
* Como podemos desenvolver um Plano de Continuidade de Negócios?
* Quais são os relacionamentos entre os sistemas de gestão existentes, regulamentações, conformidade e objetivos da organização?
Gosto sempre de dizer durante minhas palestras que a área de segurança da informação “não faz muita coisa”. Vou explicar melhor.
As medidas/padrões disciplinares são desenvolvidas pelo RH. A integração de novos colaboradores, incluindo a coleta da assinatura do termo de responsabilidade, também é feita por esse departamento, assim como o controle de participantes e a qualidade das campanhas de conscientização.
Já a campanha de conscientização é desenvolvida pelo departamento de Marketing e/ou Publicidade, enquanto a responsabilidade pelas câmeras de vídeo, das áreas restritas, catracas, salas cofre, investigação de fraudes internas fica com o departamento de segurança patrimonial.
O gerenciamento dos dispositivos técnicos (backup, firewalls, antivírus, anti-spam etc) recaem sobre a área de Tecnologia da Informação.
O monitoramento das atividades do dia-a-dia, buscando sempre o alinhamento estratégico e atendimento as regulamentações e leis, é realizado pela equipe de auditores.
O jurídico, por sua vez, tem a responsabilidade pelos contratos com terceiros, termos de sigilo, confidencialidade, acesso remoto, direito autoral e propriedade intelectual.
Os profissionais responsáveis pela coordenação das atividades de segurança da informação precisam do apoio da alta direção para fazer com que todas essas áreas de apoio trabalhem em conjunto. As empresas precisam alinhar os conhecimentos sobre segurança da informação entre seus diferentes departamentos.
Conclusão
A equipe de segurança da informação deve existir para buscar o alinhamento estratégico, desenvolver avaliações do nível de maturidade, gerenciamento de riscos, gerenciamento de recursos, medição de desempenho através de indicadores e apresentar à alta direção a agregação de valor que aperfeiçoe custos.
As organizações, por meio de suas áreas de apoio, devem implementar um modelo de qualidade para os controles e processos baseado na Governança da Segurança da Informação, contribuindo para alcançar o alinhamento estratégico das atividades nessa área com objetivos de negócio e atribuindo responsabilidade e capacidade de tomada de decisão, bem como o respeito às leis e regulamentos.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/blog/mente-hacker/2010/12/15/os-cavaleiros-do-zodiaco-da-seguranca-da-informacao/

Empresas tem com senhas de funcionarios

É enorme o alvoroço dos funcionários quando recebem a política ou norma de segurança da informação, que diz, por exemplo, que todos devem alterar suas senhas a cada 45 dias.
Nesse momento, os funcionários não pensam duas vezes antes de guerrearem contra os gestores. Em outras palavras, a resistência a mudanças é tão grande que os colaboradores travam um verdadeiro duelo contra a política de segurança da informação.
É lógico que as empresas não falam sobre isso na campanha de conscientização ou na divulgação da política e norma de segurança da informação, mas a companhia cria a regra sobre alteração de senha para atender aos requisitos de uma auditoria externa. São raríssimos os casos em que a organização define este tipo regra para melhorar a segurança.
Mas esse não é o único problema. Hoje temos a senha do internet banking, e-mail pessoal, corporativo, da rede, da intranet, da rede social, do programa de mensagens instantâneas, cartão do banco, blog etc.
Para ajudar ainda mais, a organização solicita que você crie uma nova senha complexa. Ou seja, deve contar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Mas será que isso tudo realmente funciona?
Primeiro, o colaborador cria uma senha tão difícil que provavelmente irá esquecê-la.
Segundo, para não esquecer a senha, o colaborador irá anotá-la.
Terceiro, a combinação ficou tão “forte” e difícil de alguém adivinhar que a mesma senha será utilizada para tudo. Isso quer dizer que a senha corporativa também é a mesma do e-mail pessoal, do blog pessoal etc. Inclusive o habito de usar a mesma senha foi alvo de uma pesquisa recente.
Em quarto lugar, o colaborador cria uma senha complexa, indicado na política ou norma de segurança da informação, como por exemplo, senha “D&nny123”. Após 45 dias de uso dessa senha, o colaborador é forçado a alterá-la. A nova senha é “D&nny1234”. A próxima senha será “D&nny12345”; e assim por diante.
O tema sem dúvida é importante em todas as organizações. Porém, estamos falando de uma mudança cultural.
As organizações não fazem o uso correto de suas estruturas organizacionais para implantar o que está descrito em sua política e normas de segurança da informação.
Assim, a alta direção acredita que a área de TI ou Segurança da Informação é responsável por desenvolver uma campanha de conscientização com o objetivo a mudança comportamental dos colaboradores.
O departamento de Marketing, Recursos Humanos e até mesmo o Jurídico devem fazer parte do desenvolvimento de uma campanha de conscientização sobre segurança da informação.
A Auditoria Interna deve participar do processo de monitoração para identificar desvios na política e normas de segurança da informação e fornecer informações para o processo de melhoria continua. Ou seja, a área de TI ou segurança da informação é apenas uma das áreas de apoio que sem a colaboração das demais áreas não irá conseguir atingir os objetivos de segurança da informação.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/blog/mente-hacker/2010/11/03/empresas-ainda-tem-dificuldades-com-senhas-de-funcionarios/

Instituto Federal de Ensino Tecnológico: Projeto para implantação do IFET aprovado por unanimidade


O projeto de implantação de um Campus do Instituto Federal de Ensino Tecnológico - IFET em Alagoinhas, conhecida antigamente como Escola Técnica, passou por um processo político com participação destacada do prefeito Paulo Cezar e no Congresso Nacional, da deputada Federal Alice Portugal. Aprovado por unanimidade, a emenda parlamentar da deputada, que contempla a reivindicação alagoinhense, conta com vários simpatizantes como o deputado Federal Daniel Almeida e da senadora Lídice da Mata.
    Toda essa articulação política, no entanto, teve o respaldo do trabalho de técnicos da Secretaria Municipal de Educação, o economista Gleuber Barbosa e da advogada Lais Veloso, diretora de Desenvolvimento de Gestão Pública com o a ajuda do professor do IFET Bahia, Francislei Santana, doutorando em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia. Eles são autores do Projeto que resultou na emenda parlamentar. O secretário de Educação, Caio Castro, acreditou nos técnicos de sua secretaria e enxergou nesse planejamento a possibilidade de atender às expectativas da população, que o prefeito Paulo Cezar tomou como ponto central de sua política de emprego e renda.
    O projeto foi moldado dentro do conceito da instituição que deixou de ser uma mera Escola Técnica para ser um centro de capacitação tecnológica com grande flexibilidade para atender as demandas de formação de cada região, no sentido de oferecer cursos específicos, adequados à realidade local. Em termos de estrutura, existe também a possibilidade de moldar o formato dos cursos para atender apropriadamente as demandas. O IFET pode oferecer cursos de longa e curta duração, destinados a quem fará o 2º grau ou a quem já fez. Atua na formação de tecnólogos e em cursos superiores e de pós-graduação.
    O Projeto enviado para a Câmara dos Deputados, segundo Gleuber Barbosa, enfatizou todas as potencialidades do município de Alagoinhas, sua posição estratégica e sua logística, bem como sua influência sobre os 22 municípios do Território de Identidade 18, que conta hoje com cerca de 800 mil habitantes. “Fizemos um projeto para o município, mas de maneira que ele vai se abrindo como um leque de maneira a atender toda a região, sem perder a sua condição de centro irradiador”.
    Laís Velloso esclareceu que esse instituto termina atendendo aos interesses da população de forma democrática porque ele não parte de um projeto fechado, existe uma etapa de audiências públicas para atender aos diversos interesses tanto dos grandes empreendedores quanto dos pequenos e da população de modo geral. “A instituição bem como o projeto que concebemos tem a característica de atender as perspectivas de crescimento, vislumbradas a curto, médio e longo prazo”.
    Por isso um dos focos trabalhados foi a condição de viabilizar Alagoinhas como pólo de produção de bebidas, considerando a qualidade de sua água, bem como as empresas que já transformam a cidade em um local destacado no que diz respeito a essa produção. Logicamente, a necessidade de profissionais para essas empresas está assinalada de forma prioritária no projeto, como também com relação à cerâmica e ao beneficiamento do couro. A área de petróleo também recebeu uma menção especial, mas nada impede que os cursos venham a formar profissionais voltados para diversas fontes de energia e que isso, de certa forma, será decidido pela sociedade.
    Como a intenção é atrair empresas, segundo Francislei Santana, é necessário preparar profissionais que atendam as necessidades básicas dessa clientela, mas pensando em um nível atualizado de desenvolvimento tecnológico. “Acho que não podemos pensar a indústria hoje sem a robótica, sem a mecatrônica e, em determinadas áreas como bebidas, alimentos, agricultura, pecuária e vestuário, sem os avanços dos processos químicos”.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Escola Técnica Federal em Alagoinhas

Uma realidade concreta
     
 

“Não é mais uma promessa, é uma realidade que se concretiza e que a gente com certeza estará trazendo a esta cidade juntamente com a Prefeitura”. Esta declaração, em uma emissora de rádio local, da Reitora do Instituto de Ensino Tecnológico da Bahia – IFET/Bahia, Aurina Santana, em visita à Alagoinhas nesta segunda-feira, 10, deixa claro que a tão sonhada unidade federal de ensino técnico está em vias de implantação no município de Alagoinhas.

    O prefeito Paulo Cezar afirmou que esta é a consolidação de uma fase importante de sua política de emprego e renda, que esteve em sua agenda de campanha e tem sido prioridade de Governo. “Muitos não conseguiam enxergar o que eu enxergava. Outros não conseguiam entender quando eu falava do drama do jovem alagoinhense que tinha que se aventurar fora de casa, sem a formação adequada para enfrentar o mercado de trabalho. Fico feliz de ter percebido tudo isso, apostado dia e noite nisso. Ver agora que tudo que está acontecendo é algo que eu sabia possível e que dei a minha parcela de contribuição para tornar realidade”.
    Para a próxima fase de implantação do Instituto de Ensino Tecnológico, estão reservadas 22 unidades para a Bahia. A professora Aurina disse que Alagoinhas já se destaca das demais cidades por um dos critérios mais importantes: o contingente populacional e por seu status de cidade pólo de uma região. Para maior ânimo de todos, ela ainda afirmou que “Alagoinhas já deveria ter sido contemplada já na primeira fase do projeto”.

    A reitora do IFET/Bahia também está confiante na articulação política realizada pelo prefeito Paulo Cezar. Um projeto de indicação parlamentar elaborado pela equipe da Secretaria Municipal Educação - SEDUC, sob responsabilidade direta do secretário Caio Castro e de Fernando Aranha, diretor do Centro Profissionalizante de Alagoinhas - CEPA, foi encaminhado à Câmara dos Deputados por Alice Portugal e já está devidamente aprovado. Aurina Santana disse que a deputada Alice Portugal e o senador Walter Pinheiro, ex-alunos da Instituição e a senadora Lídice da Mata, que tem vínculos estreitos com Alagoinhas, formam um time que só favorece não só o projeto do Município, como de todo o ensino profissionalizante no Estado.
    Em virtude do prefeito Paulo Cezar pedir caráter de urgência para implantação de cursos do IFET, para fazer frente a um mercado de trabalho em expansão - que nos próximos semestre estará demandando mais de 2 mil profissionais -  a reitora veio a Alagoinhas especialmente para visitar o CEPA com o intuito de avaliar as condições para atender ao seu pedido.
    “O prefeito é uma pessoa muito dinâmica e ele havia conversado conosco para que a gente pudesse antecipar essa vinda, nesse sentido a gente foi olhar a escola, o CEPA, onde a gente poderá antecipar cursos ainda em um número reduzido até que a gente conclua o campi dessa cidade”, enfatizou professora Aurina.

    Em sua inspeção ao CEPA, a reitora afirmou que a unidade está precisando apenas de pequenos reparos para a instalação dos cursos técnicos. “A nossa expectativa é de otimismo, implantar de imediato com um retardamento muito menor do que a gente esperava, ainda que seja, inicialmente, uma implantação provisória”. Essas medidas imediatas não anulam o funcionamento, em um futuro próximo, de uma unidade/padrão do IFET que tem cinco mil metros quadrados de área construída, equipamentos de esporte e lazer e principalmente laboratórios com condições de oferecer o que existe de mais atual em termos de tecnologia.

    A Professora Aurina se surpreendeu com o estado de conservação do CEPA. Ela revelou que o Centro Profissional de uma outra cidade, que foi transformado em IFET, estava totalmente abandonado, muito diferente da situação de Alagoinhas que oferece condições adequadas de funcionamento. “Aqui não estaremos começando do zero, não vamos dar o pontapé inicial, pois ele já foi dado”.

    O secretário de Educação, Caio Castro, reforça as preocupações do prefeito Paulo Cezar, afirmando que de fato o município tem pressa, em virtude de haver uma acentuada atração de investimentos por parte da Prefeitura, que já este ano necessitará de profissionais especializados.  Antonio Aranha, diretor do CEPA, considerou que o trabalho de resgate da unidade de ensino, adquirindo cada vez mais credibilidade, contribuiu  com a avaliação positiva da reitora. “Soubemos fazer a nossa parte, não esperamos de braços cruzados pela ajuda federal, também soubemos fazer as parcerias certas. Esse é um trabalho de muitos anos que estamos colhendo o resultado agora, o prefeito Paulo Cezar soube se colocar de maneira sábia. Os alagoinhenses nesse momento podem comemorar, essa vitória deve-se muito a eles que souberam escolher o caminho que queriam seguir”.
    O CEPA tem 2.557 metros quadrados de área construída, com 8 salas de aula, 7 oficinas e 1 auditório. Este ano está oferecendo 300 vagas para diversos cursos como Metalurgia, Mecânica de Usinagem e Eletricidade Básica, Metalurgia, Mecânica de Motores e Eletrotécnica. Para atender à nova clientela e já pensando em futuros projetos, serão entregues quatro novas salas de aulas, uma ampliação que não se faz há quinze anos na unidade. Agora, finalmente, o município contará com ajuda dos Governos Estadual e Federal para aumentar o nível de qualificação da mão de obra local, fortalecendo um importante elemento da política de emprego e renda que vem sendo implantada pelo atual Governo.
     A chegada de uma escola técnica desse nível atende a necessidade atual de qualificação para o novo parque industrial que se forma em Alagoinhas, mas também cria um ciclo virtuoso atraindo novas empresas para o município e para a região, pois um contingente profissional qualificado transforma-se em mais um grande diferencial a se somar a outros, como a localização geográfica privilegiada, sua forte logística de transporte, suas potencialidades de oferta de serviço, exploração mineral de água e argila, a expansão de sua agricultura, de sua pecuária e sua facilidade para se inserir no mercado exportador.
    A Prefeitura vem sendo sondada por diversos empresários, inclusive alguns no ramo de Shoppings, trazendo pesquisas que apontam que, no entorno de 80 Km de Alagoinhas, habitam cerca de 800 mil pessoas. Formam o conjunto de empresas que se estabelece em Alagoinhas a indústria peruana de bebidas, São Miguel, a Latapack, de latinhas, que se somam as ampliações da Schincariol e da Malu Calçados. O comércio recebe lojas de rede como Casas Bahia, Lojas Americanas, Magazine Luíza e está em negociação com outros grupos. Tudo isso se agrega às empresas antigas como a Brespel, a Petrobrás, a Shaba e grandes empresas comerciais e de serviço que atuam na cidade. Alagoinhas hoje é um dos principais pólos universitários privados do Estado e destaca-se também por suas unidades médicas. Em 2009, foram criados no município mais 10 mil empregos. Com os empreendimentos em andamento, 5 mil novos empregos diretos serão gerados ainda em 2011. A expectativa é que Alagoinhas, que já foi chamada pela Revista Valor Econômico de “a capital do refrigerante”, esteja entre as primeiras cidades baianas em oferta de postos de trabalho.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O DIA EM QUE VOCÊ NASCEU BATE COM A SUA FORMA DE AGIR

DIA 01 - DIA DA LIDERANÇA
É um líder nato; gosta de mandar em vez de fazer. É criativo e original, tem raciocínio lógico e rápido, e é capaz de discutir sobre os mais variados assuntos, até mesmo aqueles que conhece superficialmente. Tem tendência a ser autoritário, de certa maneira possessivo e um tanto egocêntrico. Por isso, deve sempre cultivar a largueza de visão e a concentração, pois no afã de chegar logo aos objetivos, fica dispersivo e envereda por caminhos tortuosos, perdendo grandes oportunidades. Embora não o sendo, o número  1 é considerado 'frio', calculista e pouco comunicativo. Raramente demonstra afeto e compaixão. Contudo, gosta de ser elogiado e admirado. Quando seus projetos ou desejos não se realizam ou são frustrados, o seu sistema metabólico sofre sobremaneira e os nervos e a pressão arterial são sobrecarregados, podendo causar graves danos ao organismo. Como líder, sente-se terrivelmente frustrado em posição subalterna por vezes, torna-se irascível, violento e inconseqüente, sendo muito difícil trabalhar e conviver em sua companhia.O nascido no dia um necessita saber para poder e querer. Estudar, projetar, manter a consistência no objetivo deve ser sua principal característica, pois tem tendência a deixar tudo pela metade ou a glória aos outros.
DIA 02 - DIA DA DIPLOMACIA
É um ser diplomata por excelência. É aquele que harmoniza o grupo e a família; o que possui o dom da reconciliação. É cooperativo, aparentemente tímido e vulnerável, de certa maneira passivo, mas sempre atento aos detalhes de seu ambiente. Enquanto solteiro é comum envolver-se romanticamente e quase sempre tais romances são complicados. Precisa se casar, pois a vida de casado lhe trará muito mais tranqüilidade, e onde encontrará um parceiro compatível e compreensível, sendo excelente marido ou esposa. No trabalho sente-se melhor desenvolvendo atividades ligadas a grupos ou recebendo ordens, pois com sua personalidade um tanto passiva, é amado por todos e é sempre excelente profissional. Não suporta ficar parado procurando sempre algo para fazer. É compreensivo com os sentimentos alheios e incapaz de ferir quem quer que seja. Um dos seus grandes defeitos é a inclinação para subestimar seus dotes e capacidades, tanto intelectuais como profissionais, sendo, muitas vezes, subordinado de pessoas com capacidades inferiores às suas. Poderá se dar bem em qualquer serviço público, diplomata, pesquisador, bibliotecário, contabilidade, serviços sociais, professor, principalmente na música ou de literatura. Caso não seja culturalmente desenvolvido, pode-se tornar cruel, inescrupuloso e até violento, no propósito de atingir seus objetivos.
DIA 03 - DIA DA POPULARIDADE
O nativo deste dia é um ser de rara animação, criatividade, expressão e popularidade. Pode parecer irresponsável para alguns que não o conhecem bem, mas na realidade é um ser altamente responsável, justo e prestativo com tudo e com todos. O  3 é intuitivo, original, honesto, dedicado à família e aos amigos (aos últimos, às vezes até demais). Gosta de profissões movimentadas, aquelas em que pode aparecer e demonstrar toda a sua versatilidade, sentindo-se totalmente à vontade quando em contato com o público, gostando de ser elogiado, bajulado e de preferência sendo o centro das atenções. Pelo seu lado extrovertido e amistoso, não suporta ser criticado, apelando para o sentimentalismo daqueles que o criticam ou simplesmente lhe dão 'conselhos'. É do tipo que trabalha em inúmeras atividades ao mesmo tempo e que quase sempre as deixa a meio caminho, ou seja, tem muitos começos e poucos fins. No decorrer de sua longa vida, terá inúmeras frustrações, e estas podem levá-lo a ter certos problemas físicos, principalmente o sistema nervoso abalado e também a contrair certas doenças de pele, que não se sabe como as supera com grande senso de humor. Na realidade, é um ser lutador, criativo e liberal, que usa de seus predicados, principalmente a oratória, como sustentáculo de sua vida.
DIA 04 - DIA DA PERSISTÊNCIA
Os nascidos neste dia são muito disciplinados, constantes, regulares e ordeiros. Perseverantes em seus propósitos, incansáveis trabalhadores, dificilmente deixam de atingir seus objetivos. Normalmente honesto, sincero e conservador, o  4 adapta-se a trabalhos rotineiros, metódicos e que requerem esforço concentrado. Em virtude dos predicados acima descritos, o nascido neste dia sente-se mais à vontade lidando com situações rotineiras, já consagradas pelo uso, evitando o novo ou o incerto. É muito econômico, amigo dos amigos, companheiro leal e dedicado, de grande responsabilidade e respeitador do sexo oposto, gostando também de construir coisas e trabalhar com as mãos. Tem tendência à obstinação, a o apego e à sua maneira de ser. Quando o contrariam ou fazem coisas que não gosta, pode-se tornar rude, ofensivo e dominador, pois se ofende com certa facilidade. Porém, como é uma alma superior, não sabe guardar raiva, ressentimentos ou qualquer sentimento de revolta. Quando não consegue atingir seus objetivos ou os mesmos são adiados por circunstâncias adversas à sua vontade, fica tremendamente frustrado causando-lhe dor de cabeça, melancolia, distúrbios cardíacos e problemas renais. Em matéria de amor (relacionamentos) a mulher nascida neste dia é mais acessível e menos dramática do que o homem.
DIA 05 - DIA DA VERSATILIDADE
O nascido neste dia é normalmente divertido, alegre, ousado, dotado de poderes psíquicos, imaginação fértil, versatilidade e também amante da liberdade. Em virtude de ter os ouvidos muito sensíveis (não gosta de receber ordens), vive constantemente em busca de dinheiro, por vezes de maneiras totalmente inusitadas, sem qualquer medo de correr riscos. Gosta de estudar e de saber, para poder conseguir atingir seus objetivos com mais facilidade. Viajar por diversão, estudo ou satisfação do ego, também fazem parte da sua personalidade. É obstinado em seus propósitos (impaciente e impulsivo) e não descansa enquanto não consegue atingir seus objetivos, mesmo que tenha de usar de artifícios pouco convencionais ou prejudicar alguém. Gosta de estar em contato com o público, de preferência sendo o centro das a tenções, e no trabalho sente-se melhor em ocupações que o coloquem em contato com pessoas, mas que estas lhe permitam agir e exprimir-se livremente.  As frustrações, principalmente no âmbito profissional, que atrapalham seus planos, causam-lhe insônias, distúrbios psicológicos, falta de controle emocional que podem se transformar em violência. Quando quer ou é incentivado, consegue resultados fantásticos no terreno profissional, pois tem grande capacidade de discernimento, amplos conhecimentos e satisfação naquilo que faz. Porém, o seu lado obscuro, o lado 'libertino', leva-o a ter muitos começos e poucos fins. Quase nunca é bem sucedido no amor (existe, é claro, as exceções), levando-o a trocar várias vezes de parceiros ao longo da sua duradoura vida.
DIA 06 - DIA DO AMOR
O nascido no dia seis é normalmente sentimental, muito equilibrado, compreensivo, adora a família, a casa, os amigos, os filhos (se os tiver) e é também excelente amante. Tem personalidade magnética e atrai sempre as atenções: em festas, reuniões, cursos, etc. Profissionalmente sente-se realizado numa posição superior, onde pode contribuir para o desenvolvimento da empresa, das coisas e principalmente das pessoas envolvidas. É perseverante e luta até o fim para atingir seus objetivos. Como é altamente sensível, quando contrariado, ou quando as coisas não correm como quer, pode-se tornar ciumento, nervoso e demonstrar possessividade, levando-o a ter atitudes enérgicas para defender seus princípios ideológicos. No tocante às frustrações amorosas, estas lhe causam quase sempre complicações nervosas e problemas ósseos. Será excelente profissional no setor social (trabalhar com idosos, crianças, deficientes físicos ou mentais), em áreas esotéricas e religiosas, como professor, decorador, cozinheiro, ou tratando de embelezar o planeta.
DIA 07 - DIA DA INSPIRAÇÃO
Além da integridade inerente do número sete, ele também possui em larga escala a independência de pensamento, a iniciativa e a ponderação. É também um perfeccionista e um tanto arredio a coisas e a novas amizades. Se o querem ver feliz, falem de religião, de filosofia (pura e simples), de ensino ou qualquer atividade ligada à espiritualidade. Companheiro (ou companheira) dedicado, quando se separa é por demais difícil se adaptar a uma nova relação. A Numerologia aconselha que se case tarde (após os 30 anos), depois de namorar muito e conhecer plenamente as características do companheiro. Durante a vida procura mais as coisas filosóficas e abstratas, que o atraem. Gosta sobremaneira que todos o venham consultar; tem tendência a se sufocar pelo trabalho e por isso pode ter ataques de nervosismo e alguma depressão. Normalmente sem vícios (álcool, cigarro e drogas); quando os tem lhe são altamente prejudiciais ao fígado, pâncreas e estômago. Também deve evitar qualquer tipo de jogo (dificilmente ganhará em loterias e seus afins).
DIA 08 - DIA DO ÊXITO MATERIAL
O nascido neste dia é normalmente organizado, muito dedicado aos negócios, criativo e com enorme potencial para ganhar dinheiro. É justo, leal, prático, generoso (quando quer) e tem grande capacidade executiva e grande senso de justiça. Quando as coisas não saem como deseja, pode-se tornar direto (às vezes até demais), agressivo, com acessos de mau humor e com grande tendência a dominar a todos, indiscriminadamente, sejam eles parentes, amigos ou empregados. Em vista do seu grande potencial para ganhar dinheiro (ou outros bens materiais), será mais bem sucedido como alto executivo, trabalhando por conta própria ou em alguma atividade em que o dinheiro esteja presente e em grande quantidade. Pertence ao mundo dos negócios e, por isso, deve sempre desenvolver a sua capacidade criativa para levar avante os seu s projetos. Manifesta, normalmente, uma aparência austera, fria e calculista; na realidade, é tremendamente carente, sentimental, justo e sempre pronto a ajudar quem necessita dele. Do outro lado, ou seja, do material, como 'adora' dinheiro, vive desconfiado, descrente de quase tudo e até certo ponto pessimista, o que o leva a ter repentes de solidão, mau humor e até um tanto ranzinza. Apesar disso, dificilmente é derrotado, superando todos os obstáculos que por ventura lhe apareçam pela frente. Qualquer vício lhe é prejudicial à saúde, principalmente o álcool, que pode lhe provocar graves distúrbios ao fígado e estômago.
DIA 09 - DIA DO HUMANISMO
O nativo deste dia é normalmente universalista: sente compaixão por todos e quer melhorar o gênero humano. É amante da verdade, normalmente generoso, independente, liberal, audacioso, corajoso, combativo, e não tem medo da derrota eventual, pois sabe que conseguirá o que deseja. Dificilmente tem paz de espírito e tranqüilidade, pois tem facilidade em atrair discórdia e desentendimentos, afastando os amigos e as pessoas que o amam. É um ser muito contraditório, pois sendo humanista e bondoso não deveria ser arrogante e revoltoso, mas o é, e dessa maneira, destrói em minutos o que levou anos a construir. Em virtude da sua autoconfiança, normalmente protela tudo, e às vezes acaba ficando em dificuldades financeiras; mas no final acaba se saindo bem. Não gosta de receber ordens e será mais bem sucedido em assuntos relacionados com a religião, filantropia ou associações beneficentes, nas quais a inspiração, a bondade e a compreensão sejam necessárias.. Normalmente não se apega a nada nem a ninguém, sejam bens materiais, amigos, companheiros de jornada ou mesmo a pessoa amada, tendo ao longo da sua vida muitos desapontamentos amorosos e também algumas perdas de amizade. Adora viajar e conhecer novos lugares, novos países, novas pessoas. Qualquer vício lhe é tremendamente nocivo ao organismo, seja o hábito de beber, fumar ou qualquer outro, pois possui um organismo muito sensível e os vícios lhe prejudicam terrivelmente o sistema nervoso e o respiratório.
DIA 10 - DIA DA AUTOCONFIANÇA
O nativo deste dia é audacioso, progressista, independente, prestativo, amigo, atraente fisicamente, cativante e sempre pronto a ajudar àqueles que lhe pedem auxílio. Pelo seu lado atraente e de certa forma arrogante, normalmente desperta inveja e antipatias. É também de certa forma possessivo com suas coisas, amigos, sócios e cônjuge. Para ter sucesso profissionalmente, deve desenvolver a espiritualidade, pois caso contrário pode ser envolvido por pessoas inescrupulosas que tudo farão para o arruinar, e caso não possua esta característica, dificilmente terá competência para solucionar seus problemas. Sendo líder por natureza, ou trabalha só, ou em cargos de chefia, de preferência no ramo da engenharia, metalurgia, comércio, vendas ou diretamente com o público, pois é muito convincente. Deve evitar todo e qualquer tipo de vício, principalmente o fumo, pois as suas vias respiratórias são frágeis e sofrerão terrivelmente com este vício.
DIA 11 - DIA DA HARMONIA
Apesar de ter como lema a harmonia, a inspiração está sempre presente em sua vida. É um diplomata por excelência; delicado nos termos, ações, possuindo tato e discernimento para qualquer problema ou ocasião. É um número - mestre, e os seus possuidores quase sempre são carinhosos, sentimentais e necessitam tremendamente de um lar para se sentirem seguros, protegidos, pois não gostam de viver sozinhos. Normalmente é exagerado em seus amores, pois é altamente emocional e por vezes se sente frustrado em tentar impor aos outros seus pontos de vista e padrões morais e não ser atendido. Parece uma contradição, e é, pois sendo o 11 compreensivo por natureza, não deveria se importar com o pensamento alheio, mas se importa. Como ama a liberdade, necessita estar sempre ocupado para se sentir útil e feliz. É eficiente profissionalmente e poucos o acompanham em qualquer atividade, apesar de ser mais sonhador do que realizador e, em virtude disso, deve sempre procurar orientação técnica profissional para ser bem sucedido, ter sucesso e ser feliz. Deve, ainda, tomar muito cuidado para que o seu intelecto não sufoque sua intuição, pois sendo psíquico, não pode vacilar ante os problemas. Pode parecer submisso, mas, na realidade, consegue tudo o que deseja pela persuasão, paciência e persistência, características que lhe são inerentes. Tem tendência à arrogância e qualquer vício lhe é prejudicial ao organismo.
DIA 12 - DIA DA AUTO-EXPRESSÃO
É comunicador nato; pela sua expressão, persuasão e argumentação, consegue convencer todos os oponentes. Tem gosto artístico, habilidade manual, é idealista, quase sempre está de bom humor e dificilmente desiste dos seus ideais. A sua praticidade e agilidade em fazer as coisas, leva-o a assumir mais compromissos do que pode cumprir e, dessa maneira, está sempre atarefado, cheio de trabalho, necessitando aprender a dosar suas energias, pois com certeza vai precisar delas em casos especiais. O nativo deste dia é íntegro em seus propósitos, justo, de caráter leal, franco, liberal, de natureza ativa, qualidades comerciais, diplomacia, aptidão para o comando e gosta de ajudar o próximo. É muito respeitador da fé e das crenças, suas e alheias. Gosta de ser popular, tendo mesmo tendência para se tornar pol tico ou trabalhar em atividades de interesses sociais. É bondoso por natureza, e por vezes em vista dessa característica, tende a ser explorado pelas pessoas mais chegadas a ele. O nativo deste dia, quando quer captar simpatias ou simplesmente fazer novas amizades, é capaz de assumir papel de vítima, mantendo as suas 'presas' em constante ansiedade e insegurança, ora apaixonado, ora indiferente e distante. Tem natural impaciência e quase sempre se deixa dominar pelo nervosismo, estando sujeito a crises de depressão. Para evitar este lado negativo da sua personalidade, deve-se manter sempre interessado em algo construtivo, de preferência ligado a atividades intelectuais. Os eventuais fracassos, as decepções e frustrações (principalmente com os 'amigos'), são causas de distúrbios no sistema nervoso, desequilíbrio do metabolismo, hipertensão e também problemas renais.
DIA 13 - DIA DA PERÍCIA
O nativo deste dia é meticuloso, autoritário, sistemático, prático, econômico, trabalhador incansável, sempre lutando em prol dos seus objetivos, não poupando esforços para atingi-los. Como o nome do dia sugere (dia da Perícia), é tremendamente hábil em reformas, em transformações e mudanças, quando estas são de seu interesse. Ousado e dinâmico, prefere fazer acontecer a esperar. É hábil em trabalhos manuais (consertos e reparos), mesmo que estes exijam conhecimentos técnicos, pois com simples observação consegue adquirir a capacidade técnica para os consertar. É alegre e talentoso, podendo se sair bem em profissões artísticas ou de entretenimento.. É justo, bondoso e fica muito chateado quando pressente ou constata que alguém foi injustiçado e também se revolta com as competições desleai s ou quando alguém é enganado. É muito amoroso, mas encontra certa dificuldade em expressar seus sentimentos. É prestativo, dedicado, bom amigo, mas quase nunca expressa essas emoções, parecendo isto sim, indiferente, frio, materialista e calculista, reprimindo seus sentimentos, sejam eles de dor, decepções ou mesmo de alegria. Não sabe viver sem amor, carinho e afeto. Porém, como não expressa esses sentimentos, poucos o compreendem e o conhecem realmente. A sua vida é pautada pelos negócios, pela dedicação à profissão (de preferência em indústrias de grande porte, construção civil ou administração pública), pois sendo íntegro, organizado, honesto e eficiente, rapidamente consegue um lugar de destaque nesses campos. Contrariedades e decepções, principalmente com parentes e amigos, podem lhe causar dores de cabeça, problemas na fala e no sistema respiratório; porém, consegue superar esses inconvenientes de modo admirável.
DIA 14 - DIA DA COMPREENSÃO
O nativo deste dia tem como meta a compreensão das coisas, das pessoas e dos fatos. A investigação, persuasão e seleção de valores são as armas que usa para atingir esse objetivo. Quase sempre vive no presente, pouco se preocupando com o futuro, sendo normalmente líder em qualquer situação ou grupo. É negociante nato, não suportando ficar parado e sempre encontra algo para fazer, para ganhar dinheiro, pouco se importando com os riscos do negócio. Um dos seus pontos mais fortes é trabalhar com muita movimentação de capitais, seja como especulador financeiro, agente imobiliário ou negociador. Não deve se prender a bem algum por mais de 5 anos. Depois dessa data, deve vender esse bem e adquirir outro, em local superior, pois a união dos números 1 e 4 = 5, faz com que deseje estar sempre em movimento, e quando isso não acontece, pode perder dinheiro ou ver os seus lucros diminuírem. Para ser feliz no casamento, o cônjuge deve gostar de vida agitada, deve gostar de viajar, de conhecer novos lugares e jamais se prender a um único local, pois caso contrário a união não terá final feliz. Por ser naturalmente bondoso e emotivo, normalmente é presa fácil dos inescrupulosos, principalmente quando querem seus favores. Por vezes (quando desenvolvido espiritualmente) é profético, com tendências construtivas e destrutivas. Quando o contrariam ou frustram seus ideais, pode ter problemas respiratórios, algumas alergias e até desenvolver doenças imaginárias. Caso consiga controlar a impulsividade e adquira prudência, pode-se tornar muito bem sucedido financeiramente e também socialmente.
DIA 15 - DIA DO MAGNETISMO PESSOAL
Normalmente esse magnetismo é levado às últimas conseqüências, pois tanto homens como mulheres lhe acham simpático, agradável, afetuoso e delicado. No comércio ou num escritório, normalmente é o alvo das atenções, mais, é claro, do sexo oposto, sendo dessa maneira, invejado por todos. Não tem grandes problemas financeiros (raramente fica pobre), pois é esperto, inteligente, perseverante e sempre encontra uma maneira de ganhar dinheiro. Não tem veia de avarento, mas é de certa forma apegado ao dinheiro, preferindo gastá-lo com o companheiro (a), na casa ou em algo proveitoso para si. Tem grande calor humano, adora reuniões sociais, ama a vida e as pessoas e não se importa em gastar, principalmente quando está em companhia da pessoa amada. Deve-se casar (ou unir-se) com pessoa que tenha afinidade com seus propósitos e gostos; caso contrário, a união não dará certo e qualquer separação o faz sofrer em demasia, levando-o inclusive ao isolamento. Tem a capacidade de atrair oportunidades e condições harmônicas. Entre outros, pode assumir cargos comunitários, direção de espaços esotéricos, ou outros que exijam compreensão e mão firme para manter a ordem e a disciplina em grupos, isto pela sua capacidade, responsabilidade e habilidade natural de compreender, unir e harmonizar. Mesmo em idade avançada, parecerá sempre jovem. É honesto, digno de confiança, amável e bondoso. Tem inclinações artísticas, podendo se destacar na oratória, nas artes plásticas, música ou representação. A repressão de suas ambições, ideais ou afetos, podem lhe causar problemas no fígado, pulmões e garganta. Deve evitar o uso do cigarro.
DIA 16 - DIA DO TRIUNFO
O  16 é o número dos extremos: da riqueza ou da miséria. Dependendo da vida que levar, pode transformar seu possuidor num ser poderoso, rico, um ser de pleno sucesso e felicidade; no outro extremo, pode arruinar, levar ao desmando, transformar o ser em um elemento arrogante, prepotente, orgulhoso e dominador. Aconselha-se que os possuidores deste número vivam tão altruísticamente quanto possível, a que tenham pensamentos positivos, sentimentos elevados e, desta maneira, com absoluta certeza atingirão o sucesso e serão muito felizes. É, também, o número do equilíbrio entre o material e o espiritual. Se teimar em viver fraudulentamente, querendo levar vantagem em tudo e com todos, poderá ver seus planos f rustrados, ser traído por amigos e ainda contrair doenças inesperadas. É analítico, cético (só acredita no que vê ou é comprovado), gosta de conhecer a essência e o âmago das coisas e pessoas e também apresenta acentuado caráter perfeccionista. Pelo seu senso de perspicácia, gosta e consegue desvendar coisas misteriosas e também de acumular conhecimentos. É um ser de grande sensibilidade, intuição e inspiração, tendo mesmo qualidades psíquicas sem qualquer estudo do assunto. Um dos seus grandes defeitos é gostar que as pessoas que o rodeiam vivam conforme seus moldes e, quando isso não ocorre, torna-se mal humorado e até colérico. Por esse seu temperamento de presunção, geralmente vive isolado, porém, na realidade tem grande desejo de afeto e principalmente compreensão. Apesar de tudo isso, não suporta interferência em seus planos e projetos, mesmo quando estes não dão  certo e o fazem rever ou adiá-los, fato corriqueiro na sua vida. Em vist a da sua grande sensibilidade, que é atrativa em vários segmentos, deve tomar muito cuidado com falsos amigos, descontentamentos, com a ansiedade e principalmente com alguns perigos físicos, como o excesso de velocidade em automóveis. Deveria , portanto, fugir da agitação das grandes cidades, dando preferência a viver no campo ou então perto da água (rios, lagos e oceano). Pela sua característica, deve trabalhar na iniciativa privada, em negócios de amplitude universal, de preferência que envolvam a educação ou a moral. As frustrações ao longo da vida (que não são poucas) podem lhe causar distúrbios digestivos, doenças de pele e até algumas imaginárias (hipocondrianismo).
DIA 17 - DIA DA PERSPICÁCIA
O nativo deste dia é naturalmente um líder inteligente e arguto. Está quase sempre de bom humor e consegue ser simpático até com os opositores. Diferente do líder (1), se quiser ser bem sucedido profissionalmente, deve trabalhar associado a outras pessoas, e mesmo que inicie uma atividade profissional em posição secundária, rapidamente e naturalmente alcança o posto mais alto. Nasceu para ser bem sucedido no plano material, através de muito trabalho, persistência e determinação. Por qualquer destes caminhos que se aventurar, será um vencedor: negócios imobiliários, comércio em geral, como executivo trabalhando com muitos subordinados ou comércio exterior, pois é eficiente profissionalmente, econômico (não avarento) e grande articulador. É popular, está sempre bem humorado (mesmo que seja para di sfarçar alguma decepção ou tristeza), e só depende dele ser ou não bem sucedido financeiramente. Normalmente é bem relacionado com o sexo oposto e está sempre cercado de admiradores. A repressão de seus afetos, renúncia de seus planos ou falsidades (principalmente dos 'amigos') podem lhe causar dores de cabeça, problemas biliares, sanguíneos e até reumatismo.
DIA 18 - DIA DO PODER MENTAL
Quem nasce neste dia (um dos mais poderosos), pode escolher: ser elevado ao lugar mais alto ou se ver na lama. Em outras palavras, é tão poderoso para o positivismo, como o é para o negativismo. É o número dos líderes religiosos influentes, dos magos, médiuns e também dos bruxos. Os que estão sob esta influência podem, se assim o desejarem, serem felizes ou infelizes, poderosos ou desgraçados. De natureza psíquica, o 18 é profundamente espiritual; tem contato com dimensões superiores, visões, de ampla e irrestrita intuição, é comunicativo e altamente sensível a problemas espirituais. É um vencedor nato! É inteligente, tem mente ativa e desperta e consegue se sobressair em quase todas as atividades. Os seus maiores inimigos são seus próprios defeitos: vaidade e ambição. No outro extremo, ou seja , caso não seja envolvido espiritualmente, tem tendência a se entregar ao pessimismo, por medo do desconhecido, do futuro e, quase sempre, nesse estado, acaba sendo presa fácil para as adversidades, terminando na ruína completa. Tem no seu lado positivo, a intuição e independência prestativa e desinteressada, intelectual, emotiva e requintada, gostando de discutir sobre os mais diversos assuntos. No negativo, acentua-se o humor variável, a crítica e a discussão sem qualquer fundamento. Estas variações leva-o a constantes modificações, desapontamentos, perdas e também viagens de fuga. Porém, quando quer, consegue superar todos os obstáculos, pois é um grande lutador, encarando todos de frente, sem medo de nada nem de ninguém. Tem caráter afetivo e é também dedicado aos outros. Como é muito prestativo, consegue fazer amizades com facilidade e ter relacionamentos duradouros, pois também é muito amoroso, apesar de ser facilmente vulnerável e explosivo. As frustrações levam-no a perturbações cardíacas, enxaquecas, melancolia e problemas no sistema nervoso. Deve evitar o cigarro, o álcool e as drogas.
DIA 19 - DIA DO CARÁTER
O biótipo do dia natalício  19 mostra muita coragem, força de caráter, de natureza audaciosa, apaixonada e até impulsiva, chegando em certos momentos a atos heróicos. Assim como o ( 5 ), quer mudanças, é versátil e está sempre desejando o melhor para si e também para a família. É independente, artístico, original e dotado de espírito de iniciativa e criatividade.  19 é o dia do sucesso, da prosperidade e também da felicidade. Esta vibração altamente positiva tem em si embutido também certa tendência à arrogância à teimosia e à vaid ade. É também o número dos extremos ( 1 e  9 ); desta configuração só poderia resultar em um indivíduo que em certo dia está nas nuvens (rico), e em outro atolado na mais completa miséria. Possui grande poder de realização, mas se irrita com certa facilidade, tendo acessos de crises de violência que normalmente afetam sua saúde. Apesar desta negatividade, jamais guarda rancor de quem quer que seja e rapidamente esquece qualquer ofensa de que é vítima. Sendo o seu lema o caráter, na mais pura expressão, o seu possuidor é um reformador, e como tal, sempre pensa em uma maneira de transformar o mundo, conquistando dessa maneira, simpatias e a admiração de todos. Quando quer alguma coisa, é capaz de gestos teatrais e até atitudes extremas e não aceita seguir o tradicional. Pelo seu instinto 'paternal', as decepções (principalmente com amig os), frustrações (ideológicas) e fracassos (profissionais), podem afetar o seu coração, a circulação sangüínea, a visão e também o sistema auditivo.
DIA 20 - DIA DA SENSIBILIDADE
Como especificado, o nativo deste dia é muito sensível e para atingir seus objetivos e expressar seus sentimentos, usa de rara imaginação, brandura de modos e grande espírito de irmandade. É uma pessoa voltada para o lar, possuindo um constante desejo de paz, amor e felicidade, porém, às vezes contenta-se com condições pouco harmoniosas que lhe tolhem e prejudicam os seus ideais, mas jamais desiste de tentar até conseguir seus objetivos. É pacífico por natureza, não suportando discussões e faz qualquer coisa para evitá-las. Apesar disso, tem muito orgulho de si mesmo, de suas habilidades, além de dar muita importância à própria aparência e à condição social. É um ser romântico, cheio de afeto, um tanto inconstante e mutável, até certo modo vacilante, visando os fins sem se preocupar com os m eios. Esta fase negativa da sua personalidade, caso não seja trabalhada com altivez, pode levá-lo à ruína material e até espiritual. Está sempre querendo conhecer novos lugares e novas pessoas e também viver novas experiências. É tremendamente hábil e é capaz de fazer qualquer serviço mais rápido e melhor do que qualquer outro. Também tem grande habilidade para tratar com o público, sendo dessa maneira, um bom político ou trabalhar em repartições governamentais voltadas para o povo. As decepções, frustrações e contrariedades podem lhe causar graves prejuízos ao sistema nervoso.
DIA 21 - DIA DO IDEALISMO
Apesar de ser idealista e liberal, o nativo deste dia necessita da companhia de outras pessoas, pois dessa irmandade depende o seu sucesso e também o seu bem estar. Nasceu para manifestar e expressar seus sentimentos e idéias. É ambicioso, mas dispersivo, e dificilmente consegue acabar o que começa, deixando que os outros terminem suas tarefas e também que recebam as glórias. Tem talento para a arte e o dom do entretenimento. Não é dos melhores amantes, pois apesar de ser amoroso e de se apaixonar com facilidade, é mais amigo dos seus parceiros do que cônjuge, pois coloca a paz, a compreensão e a harmonia acima do amor, a ponto de sacrificar-se por elas. É por demais emotivo, sujeito a extremos, que o leva quase sempre a um estado de depressão. Em vista dessa sua fragilidade e inconstância, encontrará s rios obstáculos na juventude, mas por fim terá sucesso na idade mais madura, pois tem absoluta certeza de que tudo acabará bem. São suas qualidades positivas: amizade, idealismo e capacidade de entretenimento. Após os 40 anos, a determinação e a vontade em conseguir sucesso material se fortalecerá e as privações antes dessa idade servirão como exemplo e também como um orientador que o conduzirá ao sucesso desejado.  21 é considerado o número de 'sorte', pois de maneira inexplicável (para os outros números) consegue 'tudo' o que deseja. Cuidado com as doenças psicossomáticas adquiridas das frustrações, decepções e contrariedades.
DIA 22 - DIA DA PRATICIDADE
O nativo deste dia, como especificado, é tremendamente prático, adapta-se a qualquer tipo de trabalho e para atingir seus objetivos (caso os tenha), é capaz de feitos heróicos. Como tem visão futurista e perfeccionista ao extremo, inúmeras vezes deixa de aproveitar as ocasiões que se lhe deparam no dia a dia. Sendo um ser totalmente independente, tanto em considerar as coisas como as pessoas, despreza os convencionalismos e as tradições, o que normalmente lhe é prejudicial profissionalmente. Ainda com referência ao futurismo do nativo, normalmente não tem grandes ambições materiais e pouco se importa em ganhar ou acumular fortuna e, dessa maneira, está sujeito a muitos altos e baixos durante a vida. Para viver adequadamente, deve manter o equilíbrio entre as emoções e a praticidade. É de certa maneir a nervoso tenso e necessita muito de repouso. Este seu lado negativo, em certos momentos, mostra um certo desequilíbrio emocional, tendendo à intolerância, impaciência, não se entendendo a si próprio e, assim vivendo em constante conflito com os mais próximos. Sendo um duplo '2', também na vida real as coisas tendem a acontecer-lhe em dobro, tanto para o bem, como para o mal, portanto, deve fazer um esforço redobrado para viver construtivamente e em harmonia com toda a humanidade. O  22 enxerga longe; em vista disso, deve sempre procurar profissões ou ocupações de caráter mais geral e não aquelas de interesse pessoal. Nasceu para a humanidade e em vista disso, tem enorme responsabilidade com seus semelhantes e para que todos os seus dons (que são muitos) possam se manifestar deve trabalhar como alto executivo, político, escritor de temas universalistas, ar tista, conferencista ou a chanceler. Em vista do seu alto grau de sensibilidade, está sujeito a distúrbios psíquicos, nervosos e também alterações do sistema glandular, principalmente quando reprimem ou lhe frustram seus ideais. Os vícios, principalmente o cigarro e o álcool são verdadeiros venenos para o seu organismo.
DIA 23 - DIA DA PERSUASÃO
Se quiser levar uma vida sem maiores problemas, tem de trabalhar ao máximo o seu lado compreensivo. O  23 tem grande habilidade para lidar com as pessoas, é paciente, tem capacidade investigativa e perseverança para conseguir clarear uma situação obscura ou então descobrir um caminho novo, um caminho nunca antes percorrido. Apesar de ser paciente, nunca descansa até conseguir o que quer.  23 é o número do sucesso material, do dinheiro, e o seu portador precisa aprender a seguir caminhos profissionais, de preferência os de alto nível e não enveredar para os negócios, pois sendo intelectual, pertence ao mundo sensível e não está apto a servir ninguém. Tem personalidade marcante, rara inteligência (aprende tudo com grande facilidade), inclinação social (gosta de festas e reuniões) e se dá melhor com o sexo oposto do que com o próprio. Em virtude da sua grande sensibilidade, quando lhe tolhem os objetivos ou reprimem seus ideais, pode sofrer sobremaneira do sistema nervoso. Pode ser um excelente diplomata, político, médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta holístico, escritor metafísico ou até viver no meio artístico, conseguindo com esta profissão fama e alta posição social.
DIA 24 - DIA DA UNIÃO
União, harmonia, praticidade, diplomacia, amor e alegria, fazem parte deste excelente número. O 24 é honesto, pacífico, bondoso, grande amigo, amante da verdade e tolerante com as falhas alheias. Esteja onde estiver e com quem, é quase sempre o centro das atenções, não pela beleza física ou porte, mas sim pela inteligência, calor humano e compreensão de tudo e com todos. É muito hábil em trabalhos manuais, sejam eles mecânicos, eletro-eletrônicos, de marcenaria, ou concertos rotineiros os mais variados. Tem, também, gostos gastronômicos, sendo excelente cozinheiro e nas festas que participa é sempre solicitado para fazer os aperitivos ou o churrasco. Em virtude da sua grande sensibilidade, tem tendê ncia a proteger os fracos e oprimidos e a se deixar levar pelo sofrimento alheio. No amor, caso seja demasiadamente sonhador, ardente e romântico, dificilmente se ajustará à vida monótona do romance, pois se sentirá incompreendido e solitário. Como tem presença marcante e cativante, é sempre preferível ir pessoalmente a algum lugar, em vez de telefonar ou escrever. Pode ser grande médico ou psicólogo, pois é muito sensível e compreensível. O cuidado maior é quanto à tendência negativa para o ciúme, a preguiça, a censura e a preocupação exagerada. Estes predicados negativos podem lhe causar crises psicológicas e levá-lo ao fracasso e a todo tipo de doenças psicossomáticas. Para ser feliz e vencer na vida, necessita saber que é amado e querido, pois caso contrário as tendências negativas especificadas acima se acentuam.
DIAs 25 - DIA DO PROGRESSO
O nativo deste dia, além da ambição material inerente ao ser humano, vive constantemente em busca do desejo da moralidade. É um pensador, um estudioso e, em vista disso, profundo conhecedor de vários assuntos, podendo se destacar e ter sucesso nos mais variados segmentos, como ciência, ocultismo, filosofia ou sobre a Natureza na sua mais abrangente expressão. O  25 é perfeccionista, exigente (consigo e com os outros), diplomata, versátil, com grande capacidade intuitiva, senso analítico e perspicaz. Por vezes precisa ficar a sós, em silêncio, para poder meditar e receber inspiração do Eu interior. Como tem dons proféticos e desenvolvida intuição, por vezes é instável e sujeito a vacilações e flu tuações na sua personalidade. Tem como seu grande defeito, subestimar as suas qualidades, sendo ao longo da vida subjugado por pessoas muito inferiores a si. Como é honesto, bondoso e leal, julga que os outros principalmente os 'amigos' também o são e, assim, vive sendo usado por essas pessoas, que tudo fazem para lhe tirar dinheiro e também para fazê-lo de empregado. Apesar dessas decepções ou frustrações e fracassos ocasionais, enfrenta tudo com muita valentia, mas pode ter problemas estomacais, como úlceras, sofrer de algum mal cardíaco ou pulmonar, na qual é recomendada a total abstinência ao cigarro. Deve a todo custo evitar o álcool, pois seu organismo frágil não suporta tal vício, embriagando-se com certa facilidade e, dessa forma, metendo-se em confusões que jamais entraria se estivesse sóbrio.Será mais feliz se morar próximo da água: rios, lagos e mar.
DIA 26 - DIA DA JUSTIÇA
A justiça na sua mais pura expressão, a perseverança e a moderação são as principais características do nativo deste dia. Tem, também, grande capacidade de discernimento, competência e organização, jamais desistindo dos seus objetivos e ideais, mesmo em algumas ocasiões parecendo indeciso, não sabendo muito bem o que quer. Tem personalidade marcante e certo ar de superioridade, que com certeza lhe garantem certas inimizades e algumas perturbações. Quando é contrariado, torna-se agressivo e mal humorado. O nativo deste dia é normalmente um ser solitário, de certa forma incompreendido, parecendo frio e calculista; na realidade, é uma extraordinária alma humana, sempre pronto a ajudar os fracos, os amigos e aqueles que necessitam de ajuda humanitária. Nasceu para mandar. É muito organizado, justo, de aspecto intelectual, com grande cultura e senso de responsabilidade. É também elegante no vestir e despreza o modernismo, preferindo o convencional. Frustrações e decepções podem lhe causar problemas biliares, dores de cabeça, reumatismo e problemas de circulação sanguínea.
DIA 27 - DIA DA AUDÁCIA
Feliz daquele que nasce neste dia, pois a junção dos números  2 (dois) e  7 (sete) somados, representam o carisma do número 9 (nove). O nativo deste dia é normalmente conhecedor dos mistérios da vida e pode, se quiser, ir a extremos: para o bem ou para o mal, e normalmente com 18 anos já definiu o caminho que vai percorrer. Virtudes: dedicação àquilo que acredita, generosidade e genialidade. Fraquezas: falta de concentração e de persistência. Como lhe parece fácil realizar qualquer coisa, inclina-se a protelar tudo. Normalmente intelectual, de natureza psicológica, é admirado e respeitado por todos que dele se aproximam, conseguindo realizar sonhos de paz e harmonia entre as pessoas. T em personalidade audaciosa, liberal, corajosa, combativa e independente; é também grande amante da liberdade e não suporta dar satisfação dos seus atos, preferindo trabalhar só. Quase sempre bem sucedido no plano material, dificilmente tem maiores problemas de dinheiro, pois sabe como consegui-lo. Tem elevado senso de fraternidade e mente Universal. É afetuoso, emotivo, nervoso e de certa maneira um tanto extravagante, principalmente em se tratando de sua aparência. O amor, a afeição e dedicação ao semelhante representam muito e é capaz de grandes sacrifícios pelos que ama. É por demais pacífico e jamais procura problemas, o que não quer dizer que seja covarde; muito pelo contrário, pois se pode tornar violento quando atingido por injustiças e ingratidões. Caso não tenha uma existência superior e altruísta, as frustrações, fracassos e decepções podem lhe causar perturbações cardíacas e algum tipo de problema cerebral.
DIA 28 - DIA DO QUERER
É muito contraditório, pois nasceu com o dom do querer, mas vive se queixando. É naturalmente tímido, infeliz e até de natureza doentia. Livre dessa face doentia poderá se impor a tudo e a todos, pelo seu admirável senso  diplomático e espírito de justiça e compreensão. Será mais bem sucedido como chefe ou em atividades independentes, pois não gosta de ser mandado nem criticado. Como tem grande vitalidade e energia física, pode se dedicar  a várias atividades ao mesmo tempo sem se cansar. Como o 29, tem muitos começos e poucos fins, e por isso deixa de aproveitar as oportunidades de se tornar famoso e rico. Tem tendência a aumentar seus aborrecimentos, embora não aparente e nem concorde com isso e, dessa maneira, se sujeita a muitos desapontamentos. É líder natural, mas falta-lhe espírito competi tivo e força de vontade para lutar por seus ideais. Para superar todos os  pontos negativos, deve desenvolver otimismo, autoconfiança e perseverança de propósitos. Estudar a natureza humana, procurando compreendê-la, deixar de ser egoísta e se elevar sempre, seja no plano material como intelectual, são a base de sustentação para que atinja o sucesso e a felicidade tão almejadas.
DIA 29 - DIA DA ESPIRITUALIDADE
Quem nasce neste dia e souber orientar sua vida para o bem, conseguirá tudo o que desejar, pois o número  29 tem a característica de imprimir força ao nativo. É, um extremista: o 2 e o 9 levam-no ao estado de euforismo ou à  melancolia. Tem grande capacidade auditiva e senso variado de humor, podendo em questão de segundos ir da alegria contagiante à mais negativa das formas: a violência. É um ser altamente espiritualizado e as pessoas que  com ele convivem devem também comungar de seus ideais, pois caso contrário podem-se tornar seus inimigos. Para conseguir se realizar usa de imaginação, brandura de modos (quando não o contrariam) além de elevado  espírito de conciliação. Como é moral e inte lectualmente elevado, usa a fé, o idealismo e o conhecimento inspirado para tingir seus objetivos, seus ideais. Sendo extremista, está sujeito a muitas mudanças comportamentais ao  longo de sua duradoura vida e, por isso, deve procurar interesses definidos e manter o ânimo calmo e equilibrado, pois a sua normal agitação o torna disperso, provocando muitos começos e poucos fins. Há uma grande  tendência a se voltar para a religião ou esoterismo após os 45 anos e deve cuidar para não cair no fanatismo e também não induzir os demais, pois como é inspirado e cativante, tem facilidade de convencer quem quer que seja.  Para ter sucesso na vida, necessita de harmonia em tudo e com todos, pois tem muita dificuldade em se situar no meio termo.  29 é o número do casamento e dos divórcios ou separações. Pode sofrer inúmeras decepções amorosas e, se encontra r a sua 'cara metade', normalmente casa-se cedo. Porém necessita controlar suas emoções e evitar atitudes apaixonadas, pois as uniões desfeitas causam-lhe imensos sofrimentos e dificuldades para se ajustar a uma nova relação. Apesar de ser um pacifista, diplomata e conciliador, pode se tornar agressivo fisicamente, quando os seus princípios são violados ou as coisas não correm como gostaria, causando-lhe grande perda  de energia e levando-o a se tornar irascível e até insuportável. As frustrações, desenganos e derrotas eventuais podem lhe causar perturbações estomacais e demais órgãos do aparelho digestivo, ou mesmo moléstias de difícil diagnóstico e que se curam de maneira misteriosa. Tem tendência à obesidade e, por isso, deve controlar a alimentação e bebida. Fumar lhe é altamente prejudicial à saúde.
DIA 30 - DIA DA REALIZAÇÃO
Manifestação, expressão, imaginação, liberdade, prazer em viver e comunhão com todos, são os principais predicados do nativo deste dia. Detesta ser criticado, pois é altamente sensível e não suporta se ver 'despido' de seus  princípios e ideal. O  0 (zero) à direita do  3 (três) mostra claramente que existe uma tendência à auto-anulação, à auto-desvalorização, subestimando-se em demasia. Precisa constantemente se  conscientizar de seu grande valor e  de sua habilidade em superar dificuldades e, principalmente, impor-se antes a si próprio para depois conquistar o respeito e a admiração dos demais. É muito apegado à família e aos amigos; é bom e digno de confiança. Tem  p ersonalidade marcante, de certa forma perfeccionista, independente e não suporta ser mandado ou trabalhar em cargos ou funções subalternos. Caso não seja moralmente desenvolvido, poderá tentar atingir seus objetivos de  forma ilegal, fraudulentamente, usando de artifícios pouco convencionais (chegando mesmo a ser cruel), e como não consegue disfarçar seus sentimentos, quase sempre é pego e acaba se arruinando e arruinando os parentes,  principalmente aqueles mais próximos, como filhos, irmãos ou o cônjuge. Fora desse lado negativo, normalmente é compreensivo e tolerante com tudo e com todos (apesar de às vezes pensar que está sempre certo). Possui natureza jovial, altiva, dotes comerciais e grande capacidade para comandar e para ocupações que exijam sociabilidade e diplomacia. Quando lhe tolhem seus ideais ou frustram seus objetivos, o seu sistema nervoso sofre sobremaneira.
DIA 31 - DIA DA HABILIDADE
Como o número indica, os seus nativos possuem grande habilidade, capacidade, autoridade, ordem e segurança econômica, e dão mais valor às suas realizações do que a si próprio. É excelente em trabalhos comunitários ou em  conjunto, mas dificilmente se adapta a regras e regulamentos. Como confia em todos, por causa da sua boa fé, normalmente é mal interpretado e enfrenta mais obstáculos que os demais, pois pensa que todos são como ele,  honestos, retos e competentes, o que não é verdade e, assim, está sempre às voltas com problemas financeiros e também profissionais. O nativo deste dia vive num mundo só seu e a maioria das pessoas tem certa dificuldade  em compreendê-lo e para viver bem em sua companhia, a pessoa deve ser leal e compreensiva. Faz amigos e inimigos com a mesma facilidade. São suas características marcantes: trabalhar duro, ser honesto, leal, determinado e econômico. Jamais esquece um favor ou uma ofensa. Adora um lar e crianças. Sempre que possível, deve-se casar cedo, pois a responsabilidade doméstica lhe é benéfica, trazendo paz e estabilidade à sua vida atribulada. Gosta  de viajar e não suporta viver só. É teimoso e insistente em seus pontos de vista, ficando profundamente desapontado consigo mesmo quando não consegue realizar seus objetivos, levando-o a ter dores de cabeça e problemas  cardíacos.

A HORA CORRETA PARA TOMAR ÁGUA

Para os amigos chegados!!!

Você vai ao bar e bebe uma cerveja.

Bebe a segunda cerveja. A terceira e assim por diante.


O teu estomago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo "Caracas véio... o cara tá bebendo muito liquido, tô cheião!!!"

Teu estômago e teu cérebro não distinguem que tipo de liquido está sendo ingerido, ele sabe apenas q "é líquido".

Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz: "Caracas, o cara tá maluco!!!"


E manda a seguinte mensagem para os Rins "Meu, filtra o máximo de sangue que tu puderes, o cara aí tá maluco e tá bebendo muito líquido, vamo botar isso tudo pra fora" e o RIM começa a fazer até hora-extra e filtra muito sangue e enche rápido.

Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se você notar, esse 1º xixi é com a cor normal, meio amarelado, porque além de água, vem as impurezas do sangue.


O RIM aliviou a vida do estômago, mas você continua bebendo e o estomago manda outra mensagem pro CÉREBRO "Cara, ele não pára, socorro!!!" e o CÉREBRO manda outra mensagem pro RIM "Véio, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem!!!"

O RIM filtra feito um louco, só q agora, o q ele expulsa não é o álcool, ele manda pra bexiga apenas ÁGUA (o líquido precioso do corpo). Por isso que as mijadas seguintes são transparentes, porque é água. E quanto mais você continua bebendo, mas o organismo joga água pra fora e o teor de álcool no organismo aumenta e você fica mais "bunitim".


Chega uma hora q você tá com o teor alcoólico tão alto q teu CÉREBRO desliga você. Essa é a hora q você desmaia... dorme... capota...
Ele faz isso porque pensa "Meu, o cara tá a fim de se matar, tá bebendo veneno pro corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse álcool do corpo dele"

Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o CÉREBRO dá a seguinte ordem pro sangue "Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem q tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinte, como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora".


O SANGUE é como se fosse o Boy do corpo. E como um bom Boy, ele obedece as ordens direitinho e por isso começa a retirar água de todos os órgãos. Como o CÉREBRO é constituído de 75% de água, ele é o q mais sofre com essa "ordem" e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.

Então, sei q na hora a gente nem pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo d'água, porque na medida q você mija, já repõe a água.


Texto retirado de "O bar do Zé".


Sabia que...


... tomar água na hora correta maximiza os cuidados no corpo humano?

2 copos de água depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
1 copo de água 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
1 copo de água antes de ir dormir evita ataques do coração.
Por favor, passe esta mensagem para as pessoas que estima...

Água com estômago vazio!!! Leiam, super interessante

Quanto mais se sabe, maiores hipóteses de sobrevivência...

 Um cardiologista diz quem se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.   Beba água com estômago vazio.

Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....

Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:

Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.


2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.


3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.


4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.


5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.


6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.



A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:

1. Pressão Alta - 30 dias


2. Gastrite - 10 dias


3. Diabetes - 30 dias


4. Obstipação - 10 dias


5. Câncer - 180 dias


6. Tuberculose - 90 dias


7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.


Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.

É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.


Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.


Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!


Para quem gosta de beber água fria.

Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.


Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.


É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.

Nota muito grave - perigoso para o coração:

As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.


Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.


Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.


60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...


Sejamos cuidadosos e vigilantes.


Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...


Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.



Ser um verdadeiro amigo é enviar este artigo para todos os seus amigos e conhecidos.


Martin Luther King Jr.

Todos os anos comemora-se, nos EEUU, na passagem do terceiro domingo de cada mês de Janeiro, a data reservada aos direitos civis dos negros. O que ali se tornou um feriado nacional e é tido como o dia de Martin Luther King Jr. em consideração à sua destacada luta.
Um mundo melhor surgiu da conjunção de idéias daqueles que foram considerados defensores de estratégias de mudança sociais pela não violência. Um dos mais atuantes foi fora de dúvidas essa criatura humana que se aproveitou das idéias de outro reconhecido partidário do pacifismo. Por sinal, integrante do nosso quadro de IIrm:- Mahatma Gandhi, na Ìndia.
Martin Luther King Jr. era pastor de Igreja Batista, nos Estados Unidos. Seus ascendentes se sobressaíram, nesse mister, na Igreja de Ebenezer. King admirou e sentiu-se tocado com proponentes sociais do evangelho, como o fizera seu pai. Percebeu a igreja como um instrumento importante, para aprimorar as condições de vida dos afro-americanos. Assim, poucas pessoas tiveram oportunidade de causar tamanho impacto, na consciência americana e, talvez mundial. Tornou-se um dos principais líderes de movimento a favor dos direitos civis das minorias de sua terra.

Com visão extraordinária, ele nos legou uma bandeira de luta. Teve grande capacidade de fortalecer seu prestígio invulgar, o que possibilitou desenvolver todos os seus protestos pacíficos usando as mesmas condições de Gandhi:- a "arma da não violência".

Uma frase do líder pacifista hindu que dá a medida do critério utilizado por eles:- "Se um único homem atinge o mais elevado grau de amor, isso será suficiente para neutralizar o ódio de milhões". Apegados a isso, eles enfrentavam todos com determinação incontida.

Nasceu em Atlanta, no dia 15 de Janeiro de 1929, e foi assassinado em Memphis - Tenessee por um branco que "escapara" da prisão, no dia 4 de abril de 1968.
Sua formação inclui a Faculdade de Morehouse, em que conheceu o presidente Benjamim Mays e outros ativistas sociais cristãos que o influenciaram, no sentido de se tornar um ministro e como tal servir a sociedade.
Continuou estudos religiosos no Seminário Teológico em Chester, Pennsylvania, e na Universidade de Boston Ali recebeu um doutorado em teologia sistemática em 1955. Rejeitou ofertas para posições acadêmicas porfanas e completou o PhD para voltar ao Sul onde se dedicou ao pastorado em Dexter Igreja Batista em Montgomery, Alabama.

E a partir de então, através do enorme prestígio que soube cativar, garantiu que a mansidão e a fraternidade seriam as principais estratégias de sua tenaz resistência, nas lutas pelos direitos dos Homens negros, à igualdade.
Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1964, pelo que realizou.
Lutou com denodo pelo fim da segregação racial. Já no ano seguinte ao que assume sua missão evangélica, lidera um boicote nos transportes dos ônibus da cidade, que dura cerca de um ano. A decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos declarou as leis de segregação de Alabama inconstitucionais e a proibiu especificamente, colocando fim nessa luta. Como resultado King foi eleito presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery. Com o boicote ele ganhou proeminência em toda Nação Americana graças a habilidade de sua oratória e reconhecida coragem pessoal.
Em 1960, consegue liberar o acesso de negros a bibliotecas, parques públicos e lanchonetes.
Destacam-se também:-
- A campanha, em 1963, a favor dos direitos civis, em Birmingham Alabama, à realização do censo para aprovação dos votos dos negros.
- Nos estados do sul volta-se para as condições da educação e de moradia.
- Dirigiu a histórica 'marcha' para Washington, que reúne 250 mil pessoas pela igualdade racial, em 28 de agosto de 1963. Nesta ocasião pronunciou o famoso discurso 'I have a dream' ('Tenho um sonho'). Da Marcha, resultam a Lei dos Direitos Civis de 1964, que garante a igualdade de direitos civis, e a Lei dos Direitos de Voto em 1965, que assegura aos negros o direito de votar.
Encontrou grandes obstáculos como às claras divisões entre os negros. Passou a enfrentar desafios, partindo de Malcolm X's pela mensagem de autodefesa e nacionalismo do negro. Sua casa foi bombardeada. Foi condenado junto com outros líderes pelo boicote á companhia de ônibus. Sentiu resistência crescente nas manifestações dos líderes políticos nacionais. O diretor do FBI J. Edgar Hoover passou a cercear-lhe suas afluências Percebeu que vinha perdendo o apoio dos brancos liberais, quando as relações com Lyndon Johnson atingiu um dos pontos mais baixos. Tudo coincidia com sua posição de crítico à intervenção americana, na guerra de Vietnã, à sua simpatia a movimentos estudantis e aos apoios mais e mais amplos que emprestava às causas das classes sociais que também reclamavam status melhor. Foi assassinado exatamente enquanto ajudava e prestava apoio a trabalhadores de lixo em Memphis em greve declarada.
Para finalizar deixamos duas frases ditas por Martin Luther que devem ser observadas, no sentido de se compreender um pouco melhor o norte que desejou para a sociedade dos Homens:-
1 - "Creio que os homens pacíficos um dia reconstruirão o que os egoístas destruíram".
2 - "Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos."
Martin Luther King nos participou:- "Eu tenho um Sonho" e fez o que pode por suas aspirações. Ele também pediu a todos os homens sinceros que não deixassem de realizar o que prometeram a si mesmo, a sociedade, a sua pátria e a sua família livres de qualquer pressão e totalmente compenetrados do que faziam. Homens que prometeram a todos um mundo Melhor!

Será que nós, maçons, estamos realizados? homens que se apresentaram a sociedade como sendo livres e de bons costumes carregados de compromissos assumidos sob juramentos, divisando as bandeiras erguidas, por nossos antepassados, em prol da liberdade, da igualdade e da fraternidade para todos os seres de todos os cantos, credos e raças?